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Instagram desafia o Copywriter. Imagem com símbolos da plataforma

Instagram desafia o Copywriter a ser cada vez mais habilidoso

Instagram desafia o Copywriter a testar cada vez mais os seus conhecimentos.

Aliás, uma das redes sociais mais acessadas diariamente, o Instagram se meteu em uma encruzilhada que afeta desde os usuários que buscam apenas um momento de lazer às grandes corporações, que investem pesado em Marketing Digital.

Portanto, o Instagram desafia o Copywriter a buscar alternativas para ajustar o seu talento às necessidades dos clientes e, claro, para mostrar que tem capacidade para crescer profissionalmente.

Por que eu apontei, assim como muitos estudiosos, que o Instagram vive uma encruzilhada, bombardeado de críticas por todos os lados?

Quem acessa essa rede social já percebeu, desde o ano passado, algumas mudanças significativas no jeito Instagram de “entregar” conteúdos.

De uma plataforma que começou como forma de compartilhar fotos, o Instagram escancarou que daqui para a frente a prioridade são as publicações em vídeos de curta duração.

Tudo isso para tentar frear a expansão cada vez maior do TikTok, a tal rede social das dancinhas engraçadinhas.

Porém, bem sabemos que o TikTok vai muito além disso.

Nos últimos dois meses, o Instagram incorporou de vez o jeito TikTok de “entregar” conteúdos e aí o mundo virou de cabeça para baixo.

A grosso modo é o seguinte.

Agora quem manda no que vai aparecer no seu feed é o algoritmo.

Conteúdos de pessoas que você nem imagina que existam aparecem na sua cara simplesmente porque o algoritmo define que você tem interesse naquele assunto.

Outra reclamação, essa uma questão mais técnica, exibir os vídeos em tela cheia, uma cópia descarada do TikTik, também não caiu bem entre os usuários.

Ao longo deste artigo, eu vou mostrar o que está em jogo em toda essa polêmica, como o Copywriter pode tirar proveito de todo esse cenário e o que pode surgir de novidade para quem deseja testar novas opções de redes sociais para compartilhar apenas fotos.

Instagram faz mudanças para competir com o TikTok

Celebridades chiam e exigem a volta do “velho” Instagram

Antes de contar sobre a indignação dos famosos, eu vou lembrar uma das lições que me foram passadas, quando, em 2018, eu comecei a dar os primeiros passos da transição do Jornalismo para o Marketing Digital.

Qualquer rede social, aplicativo de mensagens, como o famoso WhatsApp, e até o YouTube são “terrenos alugados”.

Você está ali e, por mais que as pessoas achem que podem fazer o que bem entender, quem determina as regras são as grandes corporações, donas do produto.

O questionamento feito por vários especialistas da área foi o seguinte: o que você vai fazer, se de uma hora para outra, essas plataformas deixarem de existir ou pararem de funcionar por um longo período?

Esse tipo de situação já aconteceu várias vezes.

Quem não se lembra dos “apagões” do WhatsApp, o mesmo ocorreu com o próprio Instagram e também com o Gmail, a ferramenta de e-mail do Google.

Por isso, a recomendação para não levar sustos repentinos é ser dono do próprio terreno.

Como fazer isso?

Por exemplo, eu tenho meu site, este que você, agradeço, visita somente para ler algo no meu blog.

Eu faço a curadoria dos assuntos e, diante da minha audiência, decido o que vai ser relevante para os meus leitores.

Uma vez que você está aqui, eu posso te oferecer, como acontece, a compra do meu livro.

Aliás, veja abaixo como você pode me ajudar adquirindo um exemplar.

Eu não estou dizendo, obviamente, para você cancelar as suas contas nas redes sociais.

Se bem que tem muitos especialistas fazendo essa recomendação. Fica a seu critério.

O convite que eu faço para a reflexão é que pense em construir a sua comunidade dentro do seu próprio terreno.

E a bronca das celebridades?

No próximo intertítulo, prometo!

Bronca das celebridades tem um motivo, dinheiro

As mudanças no Instagram começaram a afetar o rendimento de quem vive de imagem, alguns exclusivamente nessa rede social.

Assim, celebridades mundiais criaram a campanha e compartilharam posts para que “o Instagram volte a ser o Instagram de novo”.

Dor no bolso é duro, não é mesmo caros Copywriters.

Essa queda de rendimento financeiro acontece pela seguinte forma.

Imaginem que uma influencer, que é seguida por milhões de usuários, não vai mais conseguir atingir as mesmas pessoas.

Afinal, quem manda é o algoritmo e não o desejo da pessoa que segue a celebridade.

Além disso, convenhamos, dá muito mais trabalho produzir conteúdo em vídeos do que em fotos.

Como bem sabemos, famosos ganham muito dinheiro emprestando suas imagens e exibindo produtos em seus perfis organicamente, sem fazer anúncios pagos.

Como a entrega não é a mesma, como já vem acontecendo, os ganhos vão diminuir.

Especialistas em redes sociais apontam que, tanto o Instagram quanto o Facebook, estão deixando de lado o chamado “social graph”.

Para ficar mais claro, o termo em inglês é definido da seguinte forma: são as pessoas que você se conecta, que decidem seguir você e que você segue.

É esse o sentido de comunidade, o princípio básico de uma rede social.

Ao abandonar isso, o grupo Meta, que controla as marcas Facebook, Instagram e WhatsApp, decidiu que, quando você entrar nas duas redes sociais, o conteúdo que aparece para você não venha mais das pessoas que você decidiu seguir.

Assim, sejam todos bem-vindos à era do algoritmo.

Repito, o algoritmo vai buscar conteúdos produzidos por pessoas que você nem imagina que existam.

Ou seja, a Meta criou, como eu disse, o seu TikTok.

Instagram desafia o Copywriter. Imagem mostra uma mulher em frente aos icones digitais para representar uma influencer no mundo online.
Instagram desafia o Copywriter e irrita os influencers digitais

Um freio nas mudanças, mas nem tanto

Por causa da gritaria virtual, há duas semanas da data que publico esse artigo, o CEO do Instagram, Adam Mosseri , também pela pressão de grandes empresas, que também reclamaram de não conseguir atingir o mesmo número de seguidores, veio a público para tentar acalmar os ânimos.

Sem dizer quais, Mosseri afirmou que algumas das novas funcionalidades foram suspensas ou o ritmo das implementações sofreriam diminuição.

Porém, o executivo deixou claro que o plano é irreversível, e não há como voltar atrás em determinados pontos.

Então vamos por partes.

Segundo Mosseri, o Instagram não irá deixar de aceitar as publicações de fotos, mas afirma: “preciso ser honesto: acredito que cada vez mais o conteúdo no Instagram vai se tornar vídeo ao longo do tempo”.

Além disso, em entrevista ao site Platformer, Mosseri disse não estar arrependido.

“Estou feliz por termos arriscado. Se não falhamos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou ousado o suficiente”, disse o chefe do Instagram.

“Mas, definitivamente, precisamos dar um grande passo para trás e nos reagrupar. [Quando] aprendemos muito, voltamos com algum tipo de nova ideia ou interação. Então, vamos trabalhar nisso.”

E vejam o que vem pela frente.

O chefe do Mosseri, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse que postagens e contas recomendadas em feeds atualmente representam cerca de 15% do que você vê quando navega no Facebook e uma porcentagem ainda maior no Instagram . 

Até o final de 2023, esse número será de cerca de 30%, disse Zuckerberg.

Mas o Instagram reduzirá temporariamente a quantidade de postagens e contas recomendadas, pois trabalha para melhorar suas ferramentas de personalização.

Como o Instagram desafia o Copywriter no novo cenário?

Com essas mudanças, o Instagram desafia o Copywriter a ser mais criativo.

Mas vale um ponto que sempre lembro.

Seja foto ou vídeo, o texto sempre vai estar presente nas publicações.

Isso não muda o que é hoje para quem é produtor de conteúdo em texto.

O Instagram desafia o Copywriter porque agora é obrigatório ser mais conciso na mensagem em texto do vídeo.

Além disso, pelo motivo de que há a influência do algoritmo, o Copywriter vai precisar fazer muitos testes para conseguir produzir algo que possa ser útil para pessoas que nem o conhecem.

O Instagram desafia o Copywriter a buscar sempre o novo, algo que possa ser viral, conteúdo original e que, de alguma forma, vai “bombar” na rede social.

O que eu já tinha lido de várias pessoas, e Mosseri confirmou na entrevista ao Platformer é a ideia de uma maior democratização na rede social.

Isso, na prática, é dar uma visibilidade maior para os pequenos produtores de conteúdos.

O desejo do Instagram é que mais pessoas possam ser beneficiadas pela produção de conteúdo original.

É o que atrai mais e mais pessoas para o TikTok, lembrem-se.

Por isso, como dito acima, quem ganha muito dinheiro com o Instagram não consegue gerar as mesmas receitas com o TikTok.

Aqui só posso dizer o seguinte, pensem em ter alternativas e não depender apenas do que pertence aos outros.

Esse é o que o Instagram desafia o Copywriter.

Aqui vai uma sugestão aos saudosistas

Longe de querer fazer algum tipo de propaganda e já que o Instagram desafia o Copywriter, vejo que tem sempre alguém pronto para aproveitar as oportunidades.

No caso em questão, estão surgindo plataformas que vão tentar fisgar os descontentes para oferecer serviços que foram descartados pelas gigantes do mercado.

Para o Instagram, o que mais tem atraído público é o BeReal (seja real, em uma tradução rasteira). Porém, um nome bem apropriado para o atual momento das redes sociais.

Nos últimos dois meses, o BeReal virou sensação entre os aplicativos baixados tanto nos Estados Unidos, quanto, claro, no Brasil, que costuma seguir a onda do que ocorre primeiro lá fora.

O que atrai o BeReal é ser um aplicativo que compartilha fotos no momento que elas são registradas e ver o que amigos próximos estão fazendo.

Sem vídeo, música ou vendas. Isso, claro, os usuários esperam que perdure para sempre.

Mas…

É melhor aguardar!

Apesar de chamar a atenção de muitos saudosistas do Instagram, o BeReal, na minha modesta opinião, é bem limitado.

Isso porque só pode postar uma vez por dia, e no momento que a plataforma der a autorização.

Olhem a pressão.

Depois de receber a notificação, o usuário só tem míseros dois minutos para fazer a foto e publicar.

Essa é a única forma de ver o que seus amigos fizeram de publicação.

Na entrevista ao Platformer, o CEO do Instagram disse que vai ser possível que o usuário controle o que deseja ver das sugestões de conteúdos.

Estão à disposição dos usuários, colocar feed cronológico, bloquear posts sugeridos, não sugerir publicações relacionadas ao assunto que aparece e usar a versão para web, que não exibe anúncios nem sugestões de desconhecidos no feed.

Por fim, há algo mais radical e que também tem sido recomendado por muitas pessoas.

Encerre a sua conta no Instagram. 

Meu Mundo na Escrita Persuasiva

Impulsionado, entre outras situações, o fato de que o Instagram desafia o Copywriter, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.

O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.

Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de escrever um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.

O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.

Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.

Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.

Tenho estudado muito o nosso cenário, e não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.

Por enquanto.

Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.

Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.

Aguardem!

Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais, no meu canal no YouTube e no TikTok, outros assuntos sobre técnicas de Copywriting.

O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.

Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.

Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.

É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.

Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.

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Mentoria como funciona o Copywriting

Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na transformação na vida dos amantes da Escrita Persuasiva me fez dar mais um passo.

Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar no assunto.

Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.

Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a “dor” do seu cliente.

Muitas vezes, não basta só ter um grande público.

É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto. 

Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.

Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas. 

Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva.

Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.

Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.

Por esse entendimento, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria Escrita Persuasiva.

Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting e do Marketing Digital.

Isso basta para explicar a importância que essas técnicas de escrita facilitam na produção de conteúdos relevantes para a audiência.

Dessa maneira, fica mais fácil seguir o roteiro e não errar na hora de escrever e fazer as otimizações nas campanhas e textos.

Como consequência, será mais tranquilo acompanhar todo o processo de aliar imagem com texto.

Portanto, fica aqui o meu desejo para quem quiser conhecer mais sobre essa Mentoria Escrita Persuasiva.

Abaixo há um banner que direciona diretamente para a página com o roteiro do curso.

Venha comigo nesta jornada e vamos enriquecer o conhecimento sobre o mundo dos Copywriters.

Ah, não se esqueça também de conferir outros conteúdos no blog.

Só que a resposta não para por aí. 

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