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Fotos de Livros para Ilustrar a Regra do Um

Regra do um define o caminho do Copywriter

Regra do Um.

Para ser simples e direto, aí vai um ditado popular.

Tome cuidado e evite misturar alhos bugalhos.

Os mais experientes sabem muito bem, os que têm uma pequena bagagem tateiam e os novatos sentem calafrios ao ouvir.

Entretanto, mesmo quem está no topo da carreira ou os menos rodados sentem dificuldades.

Entender e saber usar com precisão a Regra do Um.

O que pode dar uma direção para esse entendimento é mais esse artigo.

Ou os outros publicados.

Tudo parte de ter apenas uma ideia.

Assim, como o próprio termo diz, a Regra do Um.

Dessa maneira, quanto mais específico, mais consistente será o trabalho do Copywriter, ou Escritor de Linguagem Persuasiva.

Para quem é estudioso no cenário do Copywriting, é fundamental guardar e conhecer a história de alguns mestres no assunto.

Como ainda é um mercado com pouquíssimos teóricos aqui no Brasil, as referências vêm dos Estados Unidos.

Como consequência, lá, a profissão de Copywriter está muito mais solidificada.

Primeiro, procure estudar nomes como David Ogilvy e John Caples, que difundiram o conceito da “Big Idea” ou “Grande Ideia.

Segundo, pesquise a trajetória de dois gênios do Copywriting, Michael Masterson e John Forde.

Eles são os autores do livro “Great Leads“, obra importantíssima para quem pretende ajudar a alavancar os negócios através da escrita.

Terceiro, vale a máxima de que seja específico e simples quando for colocar o seu texto no mercado.

Em síntese, a Regra do Um aponta o que é uma questão de sobrevivência.

O texto tem deixar claro apenas uma ação, uma emoção, uma promessa, uma ideia.

Assim, não enrole, seja claro e cristalino.

regra do um parte da cabeça do personagem

Tudo fica mais fácil quando se tem a exata noção sobre quem é receptor da mensagem.

O problema é quando o Copywriter pensa que está escrevendo para vários públicos.

Sim, um determinado produto ou serviço pode atingir, por exemplo, mulheres e homens.

Da mesma forma, podem para uma grande margem na idade.

É elementar, meu caro.

Porém, há algo que une os dois gêneros nessa oferta.

O produto vai atingir o desejo de ambos.

Ou vai “curar” a dor deles.

Pode ser também que aquilo que você ofereça solucionar o mesmo problema.

Por isso, o Copywriter tem que saber quem é a “persona”, em seus mínimos detalhes.

Só assim, o Escritor de Linguagem Persuasiva vai conseguir aplicar a Regra do Um com segurança.

Mais do que isso, se cair na tentação de usar mais de um objetivo ou benefício, aí você vai se perder pelo caminho.

Portanto, o que que se torna de grande utilidade é fazer muitas pesquisas sobre as características desse público-alvo.

Depois, no processo criativo, escreva várias ideias, com não mais do que 15 palavras.

Na sequência, leia e releia as inúmeras ideias, e aposte naquela que vai atingir em cheio a persona.

Por fim, preste muita atenção ao que é extremamente delicado.

Uma ótima copy é aquela que atinge todo o público-alvo e exclui aquelas que não fazem parte desse contingente.

Além disso, fique ligado apenas na persona, que conecta o seu produto ou serviço.

Se você fala com todos, é certo que ninguém o ouve.

Evite dar tiros para todos os lados.

Munição não se gasta à toa.

Ilustrador com computador, mouse e caneta para falar sobre a Regra do Um

escolha a promessa certeira

Definiu quem é o seu personagem, concentre-se no que vai ser a promessa ou o benefício.

Da mesma forma, não invente.

Siga a Regra do Um e vá em frente.

Se você tiver a certeza do que eles esperam é gol na certa.

É aquela bola rolando macia e o gol sem goleiro.

Entender o que a persona mais deseja, que aquela promessa cumpra o que ela está esperando ansiosamente, vai te dar solidez ao trabalho.

Eles querem se sentir acolhidos.

Ou poderosos ao ponto de que, ao final do texto, encantados com a promessa.

Portanto, é aí que o seu produto ou serviço ajuda de uma maneira natural.

A promessa não é falar do que você coloca no mercado à disposição da persona.

Para esclarecer, a promessa é dizer que o que ele mais anseia é o que resolve aqui e agora.

Como consequência, essa é uma estratégia fundamental para quem faz do Marketing Digital o instrumento para alavancar os negócios.

histórias conectam pessoas

Sim, senhoras e senhores.

A história é a base para muitas coisas.

Portanto, isso serve também para a Regra do Um.

Acima de tudo, histórias têm o poder de conectar pessoas.

É algo que nos deixa tocado quando aquela emoção é a nossa emoção.

Como dizem, histórias vendem.

É por isso que é fundamental ter depoimentos nas ofertas de quem se tornou cliente cativo.

Entretanto, tome muito cuidado para que as história falem de vários temas.

É a Regra do Um, lembra?

Ou seja, cada depoimento conta uma única história. 

Muitas vezes, esses depoimentos são a jornada do herói.

É quando a persona detalha qual era a desejo e a dor.

Mais importante, é aí que o seu produto ou serviço entra como a solução

Nessa jornada do herói, forneça ao leitor apenas um motivo para que ele cumpra a ação.

Não dê mais nenhum motivo, pois essa distração pode ser perigosa.

Portanto, para conseguir isso, você usa a Regra do Um quando o objetivo é a chamada à ação.

pequenos exemplos práticos da regra do um

Pode até parecer um tanto repetitivo, mas eu resolvi colocar aqui alguns exemplos.

Eles estão no meu primeiro e-book Introdução à Linguagem Persuasiva.

Quando for criar um texto persuasivo concentre-se em apenas um tema, um único objetivo e jamais

fuja dessa linha de raciocínio.

Ideia Ampla

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Big Idea

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Para ajudar a entender melhor a Grande Ideia e criar os processos necessários para o aprimoramento, 

cito alguns pontos que servem de ponto de partida.

  • Tenha uma única ideia
  • Concentre-se em apenas uma emoção
  • Conte uma história empolgante
  • Exponha um único benefício
  • Obtenha da persona uma resposta inevitável
  • Defina tudo isso em não mais do que 15 palavras
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