David Ogilvy é um dos maiores Copywriters de todos os tempos.
Referência nos Estados Unidos, berço das técnicas de Escrita Persuasiva, David Ogilvy é autor de anúncios que são estudados até hoje, os quais vão continuar ajudando, todos nós profissionais da área, por muito tempo.
Mas quem foi David Ogilvy?
Caso você não saiba, David MacKenzie Ogilvy (23 de junho de 1911 a 21 de julho de 1999) fez fama e fortuna como publicitário e construiu sua marca através da sua empresa, a Ogilvy & Mather.
Por causa disso, David Ogilvy é considerado “o pai da propaganda”.
Em 1962, a Revista Time o chamou de “o mago mais procurado na indústria de publicidade.”
Por que escolhi falar sobre David Ogilvy?
Quando estava pesquisando sobre temas para o artigo da semana, eu notei que nunca havia escrito sobre pessoas que desenvolveram o que hoje usamos aos montes para atrair clientes e gerar riquezas.
No caso de David Ogilvy, caso você nunca ouviu falar, eu recomendo fortemente que digite o nome dele na barra de pesquisas do Google e devore tudo o que aparecer pela frente.
Da minha parte, eu vou centrar aqui em contar sobre o anúncio que ele e sua equipe criaram para a montadora de carros Rolls-Royce, que foi eleito por muitos a melhor “copy” de todos os tempos.
Acompanhe comigo!
David Ogilvy e o prazer de fazer o que mais gosta
No final da década de 1950, as vendas da Rolls-Royce estavam em baixa.
Foi graças ao Copywriter David Ogilvy e mais 12 pessoas de sua equipe de trabalho que a empresa começou a sua recuperação comercial.
Sucesso e tantos outros, o Copywriter em questão é considerado uma lenda na carreira.
Tudo começou aqui, com essa headline, que abriu a página do anúncio da Rolls-Royce, veiculada nos principais jornais da época.
David Ogilvy é um dos maiores Copywriters de todos os tempos.
Referência nos Estados Unidos, berço das técnicas de Escrita Persuasiva, David Ogilvy é autor de anúncios que são estudados até hoje, os quais vão continuar ajudando, todos nós profissionais da área, por muito tempo.
Mas quem foi David Ogilvy?
Caso você não saiba, David MacKenzie Ogilvy (23 de junho de 1911 a 21 de julho de 1999) fez fama e fortuna como publicitário e construiu sua marca através da sua empresa, a Ogilvy & Mather.
Por causa disso, David Ogilvy é considerado “o pai da propaganda”.
Em 1962, a Revista Time o chamou de “o mago mais procurado na indústria de publicidade.”
Por que escolhi falar sobre David Ogilvy?
Quando estava pesquisando sobre temas para o artigo da semana, eu notei que nunca havia escrito sobre pessoas que desenvolveram o que hoje usamos aos montes para atrair clientes e gerar riquezas.
No caso de David Ogilvy, caso você nunca ouviu falar, eu recomendo fortemente que digite o nome dele na barra de pesquisas do Google e devore tudo o que aparecer pela frente.
Da minha parte, eu vou centrar aqui em contar sobre o anúncio que ele e sua equipe criaram para a montadora de carros Rolls-Royce, que foi eleito por muitos a melhor “copy” de todos os tempos.
Acompanhe comigo!
David Ogilvy e o prazer de fazer o que mais gosta
No final da década de 1950, as vendas da Rolls-Royce estavam em baixa.
Foi graças ao Copywriter David Ogilvy e mais 12 pessoas de sua equipe de trabalho que a empresa começou a sua recuperação comercial.
Tudo começou aqui, com essa headline, que abriu a página do anúncio da Rolls-Royce, veiculada nos principais jornais da época.
Para ter a dimensão, no nosso padrão, a velocidade citada é de 96 km/hora.
Essa manchete é peculiar por ter dezoito palavras, o que é um tamanho gigantesco para uma manchete e, na época, ia contra o pensamento convencional.
Dono de obras-primas com o uso das técnicas de Escrita de Linguagem Persuasiva, Ogilvy é o pai da publicidade moderna e uma das maiores referências na carreira, senão a maior.
Isso porque os seus textos são analisados e recomendados por todos os que vivem como Copywriter.
Do que eu mais gosto de suas lições é sobre como pesquisar e escrever um ótimo texto: antes de qualquer coisa, pesquise, pesquise e pesquise.
Podem ter certeza que estudar os seus anúncios ajuda a melhorar as habilidades a um nível elevadíssimo.
Análise mais profunda sobre a obra de arte
Vamos então nos aprofundar um pouco mais nesse texto do anúncio da Rolls-Royce da Ogilvy, que anunciado pela primeira vez, em 1958.
Por causa dele, Ogilvy sempre afirmou que a headline do anúncio da Rolls-Royce foi a melhor que ele escreveu.
Mas isso não é a verdade.
Ogilvy não escreveu essa manchete.
Quando ganhou a conta da Rolls-Royce, Ogilvy passou 3 semanas lendo sobre o carro, e a manchete é uma citação do Editor Técnico da revista The Motor.
Muitas vezes pensamos em escrever como uma atividade criativa.
Mas escrever um texto persuasivo para vendas é menos sobre ser criativo e mais sobre reutilizar palavras e ideias de pessoas que conhecem melhor, como clientes, clientes em potencial, desenvolvedores de produtos e especialistas.
Ou seja, pesquisar em diversas fontes.
A famosa manchete Rolls-Royce de Ogilvy expressa uma sensação de luxo: um carro tão bem projetado que é silencioso, confortável e prazeroso de dirigir.
Essa sensação de luxo é verdadeira graças ao fato específico de que o ruído mais alto vem do relógio elétrico.
O anúncio não está vendendo um carro, está vendendo uma experiência de condução.
Para escrever um texto melhor, considere que tipo de experiência o seu público-alvo está em busca.
Não invente isso.
Fale com os clientes e leia avaliações para entender como seu produto ou serviço pode se conectar com suas necessidades e desejos.
Aula histórica para entender a Escrita Persuasiva
Um bom texto persuasivo traduz recursos em benefícios.
Os recursos explicam fatos específicos sobre o produto e os benefícios explicam por que esses recursos são importantes para os clientes.
A cópia de vendas torna-se mais persuasiva quando explica uma variedade de benefícios reais .
Por exemplo:
Necessidades físicas e financeiras: o carro é seguro, conforme mencionado acima.
Necessidades sociais: o carro não é para pessoas modestas:
“O Bentley custa US$ 300 a menos, porque seu radiador é mais simples de fazer. As pessoas que se sentem tímidas em dirigir um Rolls-Royce podem comprar um Bentley.”
“O Bentley custa US$ 300 a menos, porque seu radiador é mais simples de fazer. As pessoas que se sentem tímidas em dirigir um Rolls-Royce podem comprar um Bentley.”
Necessidades espirituais: o carro dirige serenamente e é animado.
Estabelecer uma variedade de benefícios ajuda a demonstrar a experiência completa que seu produto ou serviço oferece.
Para executar a Escrita Persuasiva, considere o que seus clientes realmente querem.
Como o seu produto ou serviço melhora a vida deles?
Sempre que possível, cubra os benefícios das necessidades físicas, financeiras, sociais e espirituais.
Nunca é suficiente dizer aos leitores o quão bom é o seu produto ou serviço.
Por que eles acreditariam em você?
Essa prova pode vir de duas maneiras.
Uma maneira é emprestar credibilidade de especialistas e clientes existentes.
Deixe-os explicar por que seu produto é tão bom.
David Ogilvy deixa o legado de experiências que ajudam a encurtar os caminhos
Atualmente, o Marketing Digital se utiliza de diversas estratégias, entre as quais se popularizaram os Gatilhos Mentais.
No caso, Gatilho de Autoridade e Prova Social.
Ogilvy não citou apenas o editor técnico da revista The Motor.
Ele também cita um engenheiro da Rolls-Royce:
O que faz da Rolls-Royce o melhor carro do mundo?
“Não há realmente nenhuma mágica nisso – é apenas uma atenção paciente aos detalhes”.
Citar seus próprios funcionários pode ser um pouco duvidoso.
Mas funciona porque essa declaração sobre atenção aos detalhes é apoiada por muitos fatos, como:
“O carro passa uma semana na oficina final, sendo ajustado. Aqui é submetido a noventa e oito provações separadas. Por exemplo, os engenheiros usam um estetoscópio para ouvir o ruído do eixo.”
Observe como esse parágrafo curto é específico. O carro não passa apenas por uma série não especificada de testes.
Há detalhes técnicos do que foi feito para a sua produção.
Os fatos sobre os testes são específicos, reforçando o conceito de qualidade e atenção aos detalhes.
“Cada carro passa uma semana na oficina final.”
“É submetido a 98 testes.”
“Os engenheiros ouvem o gemido do eixo com um estetoscópio.”
Cada parágrafo curto neste anúncio mistura fatos específicos com benefícios reais, e isso o torna interessante, confiável e persuasivo.
Preste muita atenção: quer escrever uma cópia melhor?
Adicione fatos e depoimentos para demonstrar a qualidade do seu produto ou serviço.
Comunicar a qualidade de um produto ajuda a justificar um preço mais alto.
Mas como?
Ogilvy refere-se à qualidade de outros produtos conhecidos para ajudar a explicar a qualidade do Rolls-Royce.
Vamos a mais exemplos:
“Os assentos são estofados com oito couros de couro inglês – o suficiente para fazer 128 pares de sapatos macios”
O público-alvo deste anúncio conhecerá a sensação de luxo de um sapato caro de couro macio comparado ao desconforto de um sapato mais barato e mais rígido.
A experiência de caminhar é completamente diferente, assim como a experiência de dirigir.
Ogilvy também associa a qualidade dos motores dos automóveis aos motores dos aviões, uma proposta bem mais complicada e cara:
“Os motores Rolls-Royce alimentam mais da metade dos aviões turbojato e jato de hélice fornecidos ou encomendados para companhias aéreas mundiais.”
Essa linha também reforça que a Rolls-Royce é líder de mercado.
Agradável!
Quase todas as linhas do anúncio da Rolls-Royce ajudam a criar uma imagem de um produto de alta qualidade construído com atenção aos detalhes para proporcionar uma experiência de condução luxuosa, segura e fácil.
Pense na imagem que você deseja transmitir em sua cópia de vendas e use detalhes específicos para ilustrar conceitos diversos, como facilidade de uso, atenção aos detalhes, alta qualidade e excelente atendimento ao cliente.
Deixe as pessoas imaginarem como é trabalhar com você ou usar seu produto.
Talento de um vendedor nato
Antes de Ogilvy se tornar um Copywriter, ele trabalhou como vendedor para uma empresa de culinária britânica
Ele escreveu um manual sobre a venda de fogões para seus colegas, e uma grande parte desse manual é dedicada a superar as objeções das pessoas à compra de seu fogão.
Por exemplo, na época em que o anúncio da Rolls-Royce apareceu, as pessoas podem estar preocupadas com as dificuldades de dirigir e estacionar um carro.
A cópia de Ogilvy os tranquiliza:
“O carro tem direção hidráulica, freios hidráulicos e câmbio automático. É muito fácil de dirigir e estacionar. Não precisa de motorista.”
Preocupado com a falta de serviço? Mais uma vez, Ogilvy aborda essa objeção:
“O Rolls-Royce é garantido por três anos. Com uma nova rede de revendedores e depósitos de peças de Costa a Costa, o serviço não é mais um problema”
Referências para todos os amantes da Escrita Persuasiva
Em 1962, a Revista Time o chamou de “o mago mais procurado na indústria de publicidade atualmente”.
Mais uma chave para o sucesso de Ogilvy… Ele só escrevia anúncios para produtos em que acreditava.
Quando a qualidade dos carros Rolls-Royce despencou e 500 carros defeituosos apareceram nos EUA, ele renunciou à conta.
Isso porque Ogilvy, antes de ser contratado, era um fã da marca
Mas quando ele escreveu seu famoso anúncio da Rolls-Royce?
Ele acreditou no produto, e essa crença brilha através da cópia.
Em junho de 1986, em entrevista à revista Ogilvy & Mather, sua agência de publicidade, ele mencionou os três pontos por que se torrou um Copywriter de sucesso:
“Sou o homem mais objetivo que já viveu, inclusive objetivo sobre mim mesmo.”
“Sou um trabalhador muito, muito duro.”
“Sou um bom vendedor.”
Como escritores, muitas vezes nos preocupamos com a criatividade. Mas uma boa cópia é montada a partir de pesquisa.
“Esse processo de montagem precisa de alguma criatividade, mas não muito.”
“Eu tinha uma mente razoavelmente original, mas não muito. O que ajudou, não sendo muito original”
A experiência de Ogilvy em vendas e em pesquisa o ajudou a se tornar uma lenda entre os Escritores de Linguagem Persuasiva.
Quer se aprofundar sobre os ensinamentos do gênio Ogilvy
Esses são os principais livros:
Confissões de um publicitário
The Unpublished David Ogilvy, que não tem edição em português
Ogilvy on Advertising, que também não tem edição em português
Meu Mundo na Escrita Persuasiva
Impulsionado, entre outras situações, para oferecer uma melhor experiência para oferecer mais dicas de Escrita Persuasiva, eu resolvi dar mais um passo para ajudar a quem se interessa pela Escrita Persuasiva.
O gosto pela escrita me deu tamanha satisfação que coloquei mais uma obra a serviço de quem deseja saber como funciona o Copywriting.
Tudo isso ficou mais bem direcionado quando entendi o potencial de leitura dos textos deste blog e depois de um e-book com as técnicas básicas sobre Copywriting.
O desafio que lancei ao escrever o meu primeiro livro, Meu Mundo na Escrita Persuasiva, atende às necessidades de aprender sem sustos os caminhos para se tornar um Copywriter.
Pessoas que não sabem o que significa a Escrita Persuasiva, ou que estão em começo de carreira, podem e devem usar esse aprendizado no livro para produzir conteúdo e ajudar na transformação como profissional no mercado digital.
Por isso, a linguagem é bem simples. Funciona como mais uma porta de entrada para conhecer um universo fascinante das técnicas do Copywriting.
Tenho estudado muito o nosso cenário e, não é segredo para ninguém, que o material proveniente de países mais avançados nos negócios online, em quantidade e qualidade, supera o nosso.
Por enquanto.
Aqui no Brasil há muita produção de conteúdo, porém, poucos trabalhos compilados.
Portanto, o meu segundo livro, que está em fase de produção, vai ser mais aprofundado com experiências segundo a nossa realidade.
Aguardem!
Por ora, acompanhem aqui neste meu site, nos posts nas redes sociais e no meu canal no YouTube outros assuntos sobre Copywriting.
O livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva vai muito além de mostrar alguns caminhos para começar o mergulho no universo das principais técnicas para entender como funciona o Copywriting.
Na obra, eu conto como é possível qualquer pessoa aprender como usar a Escrita Persuasiva.
Isso para alavancar os negócios, não importa o tamanho, aprender e se aperfeiçoar em uma profissão em franca expansão.
É necessário apenas ser um apaixonado por escrever.
Meu Mundo na Escrita Persuasiva aborda também outras carreiras ligadas à habilidade de escrever que o profissional se diferencia quando domina as técnicas de como funciona o Copywriting.
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Mentoria como funciona o Copywriting
Esse entendimento de que os meus conteúdos ajudam de alguma forma na busca por leads qualificados que me impulsionou a dar mais um passo.
Dessa maneira, eu criei um atendimento individualizado para quem deseja se aprofundar na Escrita Persusiva.
Com a Mentoria Luís Rosa Copywriter, nome do meu curso, você vai desenvolver o talento com a Escrita Persuasiva para rapidamente provocar o desejo de compra em qualquer pessoa.
Essa habilidade é extremamente importante quando o assunto é como construir mensagens mais assertivas para ajudar a curar a dor do seu cliente.
Muitas vezes, não basta só ter um grande público.
É preciso saber usar o aprendizado através do Copywriting e do Marketing Digital para se comunicar melhor, quando o assunto é emprestar a credibilidade para uma marca ou produto.
Você vai conseguir quebrar as objeções até dos mais céticos.
Isso não é papo de vendedor nem ensinamento de técnicas de vendas.
Aqui, o que você aprende são as habilidades de Escritor de Linguagem Persuasiva com as técnicas de Copywriting e do Marketing Digital.
Comece agora e abra um mundo de possibilidades no mercado digital.
Um Copywriter sabe o poder que tem nas mãos.
Na sequência, com o livro Meu Mundo na Escrita Persuasiva, ficou mais fácil se aperfeiçoar como Copywriter.
Depois, ao saber como é necessário entender o valor das técnicas de Copywriting, eu montei a Mentoria
Um programa totalmente individualizado, que vai proporcionar o aperfeiçoamento no mundo do Copywriting.
Afroempreendedor, Escritor de Linguagem Persuasiva, Jornalista e Consultor de Marketing Digital
Neste Meu Mundo da Escrita Persuasiva aprendo e debato sobre como usar as palavras
para desenvolver a carreira e ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços.